Dica de filme
"O Goio-en Transbordou"

Apresentamos a sugestão do filme "O Goio-en Transbordou", uma obra que traz à tona as memórias e as transformações da comunidade do Goio-En, situada às margens do Rio Uruguai, no município de Chapecó. Este documentário conta a história por meio das trajetórias de pessoas que viveram intensamente essa região. O filme explora a relação dos moradores com o rio e como as enchentes, transformaram-se em desafios com a construção da Usina Foz do Chapecó.
Sinopse do filme:
“Entre as décadas de 20 e 70, os moradores do Goio-En, comunidade que fica às margens do Rio Uruguai no município de Chapecó, se alegravam com a possibilidade de cheia no rio. A enchente era sinal de trabalho. Era hora de largar as balsas, que transportavam madeira para a Argentina, rio abaixo, de lotar os hotéis e restaurantes com os viajantes que permaneciam no Porto até o rio baixar. Enquanto passavam as barcas, as balsas, a vida acontecia no Porto Goio-En. Em 1965 o “Dilúvio” transformou o local. Hoje, o Rio Uruguai transbordou mais uma vez e cobriu boa parte da comunidade do Goio-En. Uma “enchente” provocada pela construção da Usina Foz do Chapecó que mudou definitivamente o destino da comunidade, alterando a paisagem e a história do Porto Goio-En”.
Atividade sugerida:
Após a exibição do filme, proponha aos alunos uma atividade de reflexão e criação. Cada aluno pode escrever uma carta endereçada a um morador do Goio-En imaginando como era a vida naquela época e expressando suas reflexões sobre as mudanças enfrentadas pela comunidade. Essa atividade pode ajudar os alunos a desenvolverem empatia e a compreenderem a importância da preservação da cultura e da história local, além de estimular o diálogo sobre o impacto das mudanças ambientais na vida das comunidades.