Dicas de audiovisuais
Para entender o patrimônio imaterial indígena

Esta seção apresenta uma seleção de materiais audiovisuais que abordam o patrimônio imaterial dos povos indígenas no Brasil, com destaque para os Kaingangs. Por meio desses conteúdos, é possível aprofundar o conhecimento sobre as tradições, práticas culturais, saberes e manifestações simbólicas que compõem a identidade desses grupos. A proposta é proporcionar uma compreensão mais ampla e crítica das heranças culturais indígenas, contribuindo para o reconhecimento e valorização de sua importância na formação da diversidade sociocultural brasileira.
1 - Série documental: Arte Indígena Contemporânea
Produzida pelo canal Arte1 e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, a série documental Arte Indígena Contemporânea conta com oito episódios e é dedicada à história e ao processo criativo de artistas indígenas, com a intenção de colaborar para a reparação histórica e o reconhecimento de expressões artísticas que foram negligenciados e silenciados ao longo de séculos.
2 - Kamé e Kairú - Traçado da Identidade Kaingang
Documentário sobre cultura, grafismo, mitologia, dualidade e as metades do povo Kaingang.
3 - "Kiki - O Ritual da Resistência Kaingang"
O filme aborda o mais importante ritual da etnia indígena kaingang, o Kiki, realizado na Aldeia Condá, no oeste de Santa Catarina (Brasil). Através de uma abordagem cronológica são mostrados os preparativos na mata e na aldeia. A expectativa dos mais velhos que queriam vivenciar um ritual completo, como há muito não era feito, e dos jovens que nunca haviam participado do Kiki. A construção das casas na mata, a chegada dos pajés, a preparação da bebida que levou mais de dez dias para ficar pronta, a pintura das marcas nos rostos definindo as duas metades: kamé e kainru-kré. A realização do ritual foi uma tentativa de revitalizar e fortalecer o dualismo Kaingang. O filme mostra, também, como a língua kaingang ainda hoje representa um importante signo dessa cultura, demonstrando que os indígenas mantém sua identidade apesar da violência do contato com outras etnias.